Itens a começar por P

Pro-Rata Temporis

Expressão latina, frequentemente utilizada na linguagem contratual, normalmente para definir o critério de cálculo de devolução da parte do prémio devido ao Tomador do seguro, em caso de o contrato cessar os seus efeitos antes da data inicialmente prevista para o fim da sua vigência. Com ela se pretende dizer que o valor de prémio a devolver é proporcional ao período de tempo pelo qual o contrato deixou de estar em vigor, tendo em consideração o prazo inicialmente contratado.

Proposta de Seguro

É o documento pelo qual o candidato a tomador de seguro ou os candidatos a tomador e pessoa segura, se forem diferentes, declaram a sua intenção de subscrever o contrato de seguro, que contém os dados individuais respetivos, necessários à avaliação do risco pela seguradora. As respostas ou informações a constar de uma Proposta, devem ser prestadas com verdade, boa-fé e sem reticências ou dissimulações por parte dos declarantes, uma vez que comprometem as condições da aceitação, e já que a Proposta passará, posteriormente, a fazer parte integrante do contrato de seguro.

Prospeto Simplificado

Documento que possui informações como o gráfico de evolução de cotações, a Rendibilidade e o Risco Histórico. Permite ao cliente a informação útil para uma tomada de decisão mais sensata e consistente antes de subscrever o produto financeiro.
<<  1 [2