Itens a começar por D

Dano

Prejuízo que deve ser reparado, indemnizado ou compensado. Pode ser patrimonial ou não patrimonial, direto ou indireto, físico ou corporal, material ou moral.

Dano Corporal

Lesão que afeta a saúde física ou mental.

Dano Material

Lesão que afete qualquer coisa móvel, imóvel, animal ou interesse jurídico.

Dano não Patrimonial

Prejuízo que não sendo suscetível de avaliação pecuniária, deve, no entanto, ser compensado através de uma prestação pecuniária.

Dano Patrimonial

Prejuízo que, sendo suscetível de avaliação pecuniária, deve ser reparado ou indemnizado.

Danos Próprios (Ramo Automóvel)

Danos materiais causados ao veículo seguro em consequência de certos riscos cobertos e subscritos facultativa e complementarmente (choque, colisão ou capotamento, incêndio, raio ou explosão, furto ou roubo, cataclismos naturais e queda de aeronaves, greves, tumultos, comoções civis, vandalismo e atos de terrorismo).

Declaração Amigável de Acidente Automóvel

Formulário-tipo (de modelo convencionado e reconhecido pelas Entidades oficiais e Seguradoras portuguesas), utilizado no relato das circunstâncias, para identificação dos veículos e condutores envolvidos num acidente automóvel e assinado por estes últimos. (Declaração válida para todos os tipos de acidente automóvel).

Dedução à coleta de IRS

Deduções à coleta são as despesas que se podem declarar na declaração anual de rendimentos cujo valor contribui para diminuir o valor que o individuo terá de pagar de IRS. São exemplo as despesas de saúde e de seguros de vida.

Denúncia

Expressão frequentemente utilizada para significar o ato de notificação da rescisão e não-renovação do contrato (de seguro), para o seu próximo vencimento.

Depreciação

Diminuição ou perda de valor de um bem devido à sua antiguidade, uso ou desgaste, podendo ser avaliada segundo critérios matemáticos ou financeiros.

Derrogação

Revogação contratual, com vista a afastar, no todo ou em parte, a aplicação de condições inicialmente negociadas.

Diversificação (Seguros de Vida)

Investimento em Títulos com características diferentes de modo a minimizar o Risco para um determinado retorno pretendido.

Doença

A alteração involuntária do estado de saúde, não causada por acidente, com sintomatologia manifestada e passível de constatação médica objetiva.