Itens a começar por C

Condições Especiais

Conjunto de cláusulas contratuais que completam e, nalguns casos esclarecem, as Condições Gerais e definem as Coberturas Complementares às Coberturas Base do contrato - contratáveis extraordinária e facultativamente pelo Tomador do Seguro -, bem como o respetivo âmbito, funcionamento e condições de contratação.

Condições Gerais

Conjunto de cláusulas que definem e regulamentam os aspectos gerais de um contrato de seguro (duração, objecto, funcionamento das garantias, lei aplicável, direitos e obrigações das partes, etc.), comum a todos os contratos do mesmo ramo ou modalidade.

Condições Particulares

Cláusulas do contrato de seguro que o individualizam, das quais constam, concreta e expressamente, a identificação e informações relativas ao Tomador de Seguro, ao segurado, às pessoa(s) segura(s) ou beneficiário(s), o objeto seguro, o capital seguro, o montante do prémio a pagar, o início e a duração do contrato, etc., bem como todas as condições especificamente contratadas (Condições Especiais) e as eventuais derrogações ou exceções às Condições Gerais do contrato.

Contrato de Seguro

Contrato pelo qual uma seguradora, mediante o recebimento de determinada quantia - prémio ou prestação - se obriga a indemnizar outra entidade - segurado ou terceiro - pelos prejuízos sofridos, caso se verifique um risco ou, quando se trate de eventos relacionados com uma pessoa - vida, morte ou sobrevivência -, ao pagamento de um capital ou de uma renda.

Corretor de Seguros

Mediador qualificado, com pelo menos 4 anos de atividade como agente, podendo também exercer funções de consultadoria em matéria de seguros junto dos Tomadores de Seguro, bem como realizar estudos ou emitir pareceres técnicos sobre seguros. São, de um modo geral, pessoas coletivas.

Cosseguro

A assunção conjunta do risco de uma determinada apólice, por várias Seguradoras, que recebem a designação de Cosseguradoras, de entre as quais uma é a leader (que tem a gestão da apólice), através de um único contrato de seguro, com as mesmas garantias e período de duração e com um prémio global.

Cotação

Preço de cada uma das Unidades de Participação no momento em que se realiza uma transação (subscrição, regate ou reembolso). Varia de acordo com a rentabilidade das aplicações onde foram investidas.
<<  1 [2